A criação do Programa de Mestrado em Economia Aplicada em 2014 teve como foco estudar as regiões costeiras e marinha afim de contribuir para o desenvolvimento destas regiões de forma sustentável, com especial ênfase ao desenvolvimento socioeconômico-político-ambiental da região do extremo sul do RS, a partir da constituição de suporte científico de excelência às formulações de políticas públicas que atendam a área costeira e marinha.
Além desses pontos positivos, a implementação do Programa de Mestrado se propõem a contribuir para a formação de capital humano na área de economia, com foco em Economia Aplicada às Zonas Costeiras e Marinhas não só do extremo sul do RS, mas também do Brasil.
As linhas de pesquisa do programa compreendem os seguintes temas:

 

 

(i) Economia de Zonas Costeiras e Marinhas: Nesta linha de pesquisa estudam-se a economia da poluição, a economia dos recursos naturais, os métodos de valoração ambiental, tendo como foco o ambiente costeiro e marinho. São estudados temas como: economia das mudanças climáticas, políticas públicas para o mar, uso e conservação da biodiversidade, avaliação econômica de impactos ambientais e humanos, exploração dos recursos naturais, estudos econômicos de setores produtivos (petróleo, gás, pesca e turismo), temas estes com enfoque para o ambiente costeiro e marinho.


Esta linha possui 5 professores docentes que atuam diretamente nela que são eles:


a) Patrizia Raggi Abdallah (permanente)
b) Cassius Rocha de Oliveira (colaborador)
c) Vinícius Halmenschlager (permanente)
d) Gibran da Silva Teixeira (permanente)
e) Rodrigo da Rocha Gonçalves (permanente)

 

(ii) Economia do Bem-Estar Social: Esta linha abrange temas que envolvem os problemas relacionados  à sociedade e que estão direta ou indiretamente associados a questões de eficiência econômica e social. Os trabalhos desenvolvidos nesta linha apresentam discussões sobre temas como: (i) segurança, (ii) pobreza, (iii) mercado de trabalho, (iv) saúde, (v) economia ambiental e dos recursos naturais e (iv) desenvolvimento regional  sustentável.

 
Esta linha possui 6 professores docentes que atuam diretamente nela que são eles:
 

a) Cristiano Aguiar de Oliveira (permanente)
b) Rodrigo Peres de Ávila (permanente)
c) Vivian dos Santos Queiroz (permanente)
d) Rafael Mesquita Pereira (colaborador)
e) Tiarajú Alves de Freitas (permanente)
f) Pedro Henrique Soares Leivas (permanente)